DESFILE FERNANDA YAMAMOTO INVERNO 2016 | SPFW20ANOS | UM COMENTÁRIO
Sempre fico ansiosa antes do início
do desfile da Fernanda, um pouco tensa também esperando para ver de pertinho qual
será a novidade em novos tecidos que ela apresentará, sim digo isto porque esta
é uma das suas especialidades. Há sempre um esmero em criar novas matérias com novas
texturas, novas propostas de tecidos, foi com muita delicadeza e perfeição o
trabalho apresentado na confecção de cada roupa criada e confeccionada que
pudemos ver ontem.
Esta coleção é muito especial, já
nos ensaios apresentados aos poucos por ela, nas redes sociais, podíamos
começar a imaginar o que poderia ser criado como coleção. Quando recebi o
convite, este já era diferente por trazer delicadeza em um quadrado de Renda Renascença
que é preso com fio de linha colorido no qual o desenho para fixá-lo
é o mapa da Paraíba, uma sutil e linda homenagem ao estado do Brasil que lhe apresentou
as rendeiras.
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Imagem do Convite do Desfile | Fernanda Yamamoto | Inv.2016 |
Vocês já imaginaram quantas horas
de trabalho foram necessárias para a conclusão destas poucas roupas
apresentadas ontem no desfile? –Sim, poucas ainda, porque se pensarmos são
poucas como produção para uma marca, é claro que esta coleção é muito especial,
será de peças únicas, não há como realizar duas idênticas. Se começarmos por
contar as horas de pesquisa, o tempo que Fernanda levou para conhecer o local,
as rendeiras, o trabalho artesanal, como ele se realiza; passar o conceito de
criação para estas mulheres desenvolverem cada elemento da coleção e tantos
outros detalhes, é impossível mensurar o número de horas levado.
O que é importante ressaltar de
todo este trabalho. A Fernanda Yamamoto é criadora, com trabalho autoral, tem assinatura.
Nesta coleção ela mais uma vez mostrou a importância de construir uma imagem
com identidade para a Moda Brasileira, o fato de ter ido buscar a técnica artesanal
da Renda Renascença na Micro Região do Cariri que tem vinte e nove municípios,
na Paraíba, visitando estes pequenos lugarejos para conhecer mulheres rendeiras,
mostra a sua preocupação em buscar o que temos de raízes e que devemos cuidar
das nossas tradições. Não foi até lá, sete vezes, para usar desta técnica de
uma forma comum, com os desenhos que já eram realizados; ela esteve convivendo
com as rendeiras para trocar conhecimento, se inteirar da técnica e para passar
para elas a possibilidade de novas formas de criação, novos olhares. Foi por esta
convivência e inteiração que este trabalho pode ser concluído com tanta perfeição.
No release entregue no desfile
tem um texto de Mayra Fonseca do – ‘BRASIS. CULTURAS E COTIDIANOS DO BRASIL’ (
www.brasis.vc), que é muito interessante e
começa assim:
“Para além do vestuário,
fios podem contar importantes histórias brasileiras para quem posiciona-se de
forma sensível para ver”... . E vai por aí afora, o site também é muito
interessante, vale a pena visitar.
O trabalho da Renda Renascença
foi realizado pelo Coletivo Feminista Cunhã, por setenta e sete mulheres. Pensar
que naqueles lugares quentes, secos, áridos estas mulheres após o almoço e seus
afazeres de casa pegam suas almofadas e se colocam na frente de suas casas para
começar a tecer!... . Fico pensando e me
perguntando, como é possível criar trabalhos tão brancos e delicados nesta situação?...
. Fica até difícil acreditar, não é mesmo?... .
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Do Release do Desfile | Fernanda Yamamoto | Inverno 2016 |
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Nesta coleção tudo que podemos
ver em tricô; rendas e sua montagem; tingimento; trama e urdume em feltragem ou
fios e fitas; a matéria criada com os tecidos finos em camadas; foram criadas
manualmente. As rendas chegaram lá da Paraíba e as roupas foram montadas,
algumas receberam tingimento também manual, outras foram intercaladas na
montagem com feltragem, tecidos, um trabalho muito detalhado e delicado. A
cartela de cores é calma e viva ao mesmo tempo, como a nossa natureza, como o nosso
inverno, sempre tem cor.
A coleção começa com tricô em
tons terrosos, as puras tonalidades da terra seca, as cores que nela podemos encontrar;
a saia em fio de couro para representar a sua textura. O terceiro look vem em tom também terroso num degradé
sutil, leve que se completa com a tira colorida do sapato - Somente dois
brancos - O oitavo a entrar traz um elemento abaixo da cintura em feltrado arroxeado;
e assim os caminhos começam a ser traçados... as interferências feltradas me
representaram os caminhos percorridos... se assim puder livremente e com
licença, interpretar.
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Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br |
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Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br |
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Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br |
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Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br |
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Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br |
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Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br |
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Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br |
Nos próximos
looks, tecidos e rendas, ou só tecidos diferentes se unem em
formato de nuvens para formar uma nova matéria, uma nova interpretação para tecidos,
são inúmeras camadas delicadamente montadas umas sobre as outras passando
sensação de leveza e passagem de ar. Aí para causar um pouco mais de emoção
para mim, aparece a trama e urdume em feltrado, um trabalho muito delicado, em
cores suaves para dar entrada aos transparentes, são estampas em aguadas
aquareladas. Ah! E os jacquards exclusivos da RenauxView (
http://www.renauxview.com) e da Innovativ
(
http://www.innovativ.com.br), são
lindos; nos looks em tons de cinza com a estampa que se inspira nas paisagens; os
outros com a estampa em árvores é de muita alegria para entrada dos laranjas e
das tramas e urdumes coloridas dos últimos
looks.
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Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br |
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Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br |
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Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br |
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Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br |
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Fotos de Zé Takahashi| Ag. Fotosite | www.ffw.com.br |
Os acessórios:- calçados Manolita, em desenho muito simples e limpo
justamente para não interferir nos looks, em tons de pele e só mudavam as
listras de cor; em dourado envelhecido, azul claro, verde, rosa, marrom. Poucos
chapéus também construídos em trama e urdume; óculos Chilli Beans. A maquiagem
de Marcos Costas foi muito, muito natural, praticamente nada; boca cor de boca,
tudo muito sutil. Os cabelos tinham leves trançados.
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Fotos de Marcelo Soubhia | Ag. Fotosite | www.ffw.com.br |
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Fotos de Marcelo Soubhia | Ag. Fotosite | www.ffw.com.br |
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Fotos de Marcelo Soubhia | Ag. Fotosite | www.ffw.com.br |
Desfile: Styling - Daniel Ueda; Beleza - Marcos Costa; Direção de
Desfile – Renata Jay; Cenário: Daniel Corsi e Montagem – João Batista da Silva;
Trilha – Hisato; Vídeo de Abertura – André Seiti e Richner Allan; Comunicação –
Namídia.
Hoje Fernanda levou seu desfile
ao CÉU DA VILA ATLÂNTICA, mais uma atitude interessante, crianças puderam
assistir e verificar como foi o processo de criação e como acontece o SPFW,
algumas rendeiras estavam ali para explicar o trabalho, todos presentes puderam fazer perguntas. Esta importância
que foi dada 'a quem faz', a homenagem que foi feita no desfile de ontem, é muito difícil de acontecer e ser reconhecida no mundo da moda.
Fernanda, mais uma vez ‘Parabéns’. Não tenho palavras
que consigam expressar tudo que sinto por você. Nós sabemos do seu trabalho desde
início, tenho muito orgulho de ter participado deste processo. Muito obrigada
pelo carinho de sempre e por nunca se esquecer de me oferecer um lugar
privilegiado na primeira fila. Desejo-te toda sorte do mundo e muito sucesso.
Orgulho por você ser Brasileira.
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